Segurança no sistema prisional do Tocantins terá scanners corporais

By | janeiro 22, 2019

O Sistema Penitenciário do Tocantins vai contar com reforço na segurança por meio de scanners corporais. Inicialmente, o equipamento vai ser instalado em sete unidades prisionais do Estado. A primeira a receber o dispositivo será a Casa de Prisão Provisória de Palmas.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, o sistema prisional do Estado era o único – até então – que não fazia uso dessa tecnologia.

A ideia é garantir um maior controle sobre a entrada e saída de pessoas e objetos uma vez que permite uma visualização mais aprimorada e menos invasiva sobre o porte de objetos proibidos tais como armas, explosivos e drogas.

Os equipamentos serão custeados com recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

Ainda sobre a segurança nos presídios, a Cadeia Pública de Pium, a cerca de 100 quilômetros de Palmas, finalizou a instalação do monitoramento por câmeras. O sistema permite a cobertura de todo o perímetro de segurança da unidade penal.

Tanto as câmeras como a instalação dos equipamentos é resultado de doação e trabalho voluntário. As demais ferramentas necessárias foram adquiridas com recursos vindos da venda de hortaliças produzidas pelos reeducandos na própria unidade.

Fonte EBC Notícias

95 Visualizações
Compartilhe